Ária

2010
Primeiro disco de Djavan apenas como intérprete em 34 anos de carreira. No disco, estão clássicos da música e também composições ligadas à sua memória emocional.

No repertório, canções como “Palco” (Gilberto Gil), “Valsa Brasileira” (Edu Lobo e Chico Buarque), “Apoteose ao Samba” (Silas de Oliveira e Mano Décio) e “Fly Me To The Moon”, de Bart Howard, imortalizada na voz de Frank Sinatra. De uma das mais belas letras e melodias do repertório de Cartola (em parceria com Dalmo Castello), Djavan reinventa “Disfarça e Chora” apenas ao violão. O mantra de Caetano Veloso, “Oração ao Tempo”, reaparece cheio de sutis invenções e um show de percussão de Suzano.

O álbum é inusitado pela formação instrumental pequena e rigorosa, mas esteticamente libertadora: apenas o próprio violão, a guitarra de Torcuato Mariano, o baixo acústico de André Vasconcellos e a usina de percussão de Marcos Suzano. O disco também contou com as participações de Marcos Lobo e Leonardo Reis. O resultado: gravações formalmente jazzísticas, as melodias soltas, como que voando sobre as bases rítmicas e harmônicas.
Hugo Suckman
Continue ouvindo