23/07/2022

“Beleza Destruída”, por Djamila Ribeiro

A filósofa e escritora Djamila Ribeiro fez uma belíssima resenha sobre “Beleza Destruída”, música nova de Djavan com participação especial de Milton Nascimento, disponível em todas as plataformas.

Confira o texto:

“Djavan e Milton Nascimento conseguiram, ao longo da história, produzir obras primas que nos lembravam de amores profundos e puros, das despedidas da vida, trajetórias doídas, da paixão que acabou. Com eles, choramos a perda, acalentamos a dor, desejamos amar de novo. Mas ambos possuem em suas trajetórias canções que, ao mesmo tempo nos emocionavam profundamente, traziam em si a busca por um novo mundo.

Beleza Destruída, composta por Djavan especialmente para Milton, é dessas músicas que unem amor e consciência crítica. Pela primeira vez Djavan e Milton Nascimento gravam uma música juntos. Beleza Destruída promoveu esse encontro de duas das mais lindas vozes que temos e só por isso já seria histórica, pela conjunção estelar e união de talentos de dois artistas brilhantes. Mas a letra ainda entrega essa dimensão crítica fundamental, a importância da preservação da natureza.

Beleza destruída nos instiga a ver a beleza do mundo e a lutar por ele. Tão acostumados que estamos a comportamentos automáticos, deixamos de apreciar a beleza de um lindo nascer do sol, o som delicioso do mar quando se choca com as pedras, a sincronia de uma queda d’agua. Ficamos anestesiados pela dureza da vida, das desigualdades de ver um Brasil que se distancia cada vez mais do seu povo.

Beleza destruída vem nos lembrar que somos parte da natureza e, que ao destruí-la, destruímos a nós mesmos. Mais uma vez esses gênios da música brasileira usam seus talentos para nos acordar desses comas profundos e nos convocam, com a delicadeza de suas vozes, a lutar pela Mãe Terra, tão cansada dos ataques de seus filhos. É um convite a reconexão com o que há de mais bonito e sagrado. Beleza Destruída nos instiga a reconstruir a beleza do mundo.

O clipe é uma das produções mais bonitas dos últimos tempos, a cumplicidade de Djavan e Milton, a sincronia dos gestos, das vozes, dos propósitos é de emocionar. É lindo presenciar dois homens que ao longo da carreira não se acomodaram perante as tragédias da vida, ao contrário, sempre estiveram à frente do tempo e generosos em compartilhar suas expressões com o mundo.”

Djamila Ribeiro