Seduzir
1981
EMI
Depois de surpreender pela originalidade no primeiro disco, de afirmar-se como autor no segundo e de abrir-se para a música brasileira no terceiro, em “Seduzir” Djavan parece querer consolidar essa primeira fase de sua carreira.
Por isso, uma mistura dos três trabalhos anteriores marca o novo álbum.
O samba surpreendente de “Pedro Brasil” é cheio de quebradas rítmicas, acidentes harmônicos, fluência melódica e poesia inusitada. O disco tem também o amor de uma canção irresistivelmente pop e, ao mesmo tempo, densa como “Seduzir”, o exercício da parceria praticado com Cacaso em “Morena de endoidecer” e com Aldir Blanc no carioquíssimo samba “Êxtase”. Da união com Filó e José Neto, surgiu o samba “Jogral”, que retoma mais uma vez a temática autobiográfica do nordestino no Rio.
É nesse trabalho ainda que Djavan apresenta dois futuros clássicos da música brasileira: “A ilha” – que ao ser gravada por Roberto Carlos, abriria para ele as portas da verdadeira popularidade no Brasil – e “Faltando um pedaço”, que fez sucesso na voz de Gal Costa e consagrou Djavan como um “hitmaker” que não abre mão da qualidade ou do toque pessoal nas canções que faz.
Em “Total abandono”, o artista mostra mais uma vertente de sua música e da sua poesia, latente, evidente, mas, ainda inexplorada que é o da negritude mais explícita.
Por isso, uma mistura dos três trabalhos anteriores marca o novo álbum.
O samba surpreendente de “Pedro Brasil” é cheio de quebradas rítmicas, acidentes harmônicos, fluência melódica e poesia inusitada. O disco tem também o amor de uma canção irresistivelmente pop e, ao mesmo tempo, densa como “Seduzir”, o exercício da parceria praticado com Cacaso em “Morena de endoidecer” e com Aldir Blanc no carioquíssimo samba “Êxtase”. Da união com Filó e José Neto, surgiu o samba “Jogral”, que retoma mais uma vez a temática autobiográfica do nordestino no Rio.
É nesse trabalho ainda que Djavan apresenta dois futuros clássicos da música brasileira: “A ilha” – que ao ser gravada por Roberto Carlos, abriria para ele as portas da verdadeira popularidade no Brasil – e “Faltando um pedaço”, que fez sucesso na voz de Gal Costa e consagrou Djavan como um “hitmaker” que não abre mão da qualidade ou do toque pessoal nas canções que faz.
Em “Total abandono”, o artista mostra mais uma vertente de sua música e da sua poesia, latente, evidente, mas, ainda inexplorada que é o da negritude mais explícita.
Músicas
Letra e ficha técnica
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- 7.
- 8.
- 9.
- 10.
- 11.